Acesse: www.ecologiaviva.org

Árvore Imbiruçu

Família: Malvaceae.

Nomes populares: Imbiruçu, imbiraçu, embiraçu.

Ocorrência: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Bolívia, Paraguai, Peru.

Fisionomias: Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Estacional Decidual, Caatinga, Cerrado.

Características morfológicas: Árvore de 6 a 14 metros de altura. Tronco com 30 a 40 centímetros de diâmetro, casca lisa com estrias longitudinais verdes. Folhas compostas, palmadas, com cinco a nove folíolos sésseis (Em morfologia botânica, séssil aplica-se a um órgão que não possui pecíolo ou haste de suporte, inserindo-se diretamente no órgão principal), glabras na face superior. Flores alvas, actinomorfas, monoclinas, polistêmones, tipo pincel, de antese noturna, solitárias ou em duas ou três, geralmente nas extremidades dos ramos, com cerca de 15 centímetros de comprimento. Frutos tipo cápsula loculicida, secos, lenhosos, abrindo-se em cinco valvas. Sementes cinzas, com listras negras, ovaladas, envoltas por paina dourada.
Informações ecológicas: Espécie decídua, heliófita, secundária. Flores polinizadas por esfingídeos e morcegos e no final da antese são visitadas por abelhas solitárias. Dispersão das sementes pelo vento (anemocoria).

Fenologia: Floresce entre os meses de maio e agosto e frutifica entre agosto e novembro.

Coleta de sementes: Coletar os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea e em seguida deixa-los à sombra para completarem a abertura e liberarem as sementes. Um alternativa para a coleta das sementes é o ensacamento dos frutos antes da abertura, quando ainda presos à árvore. Um quilograma de sementes contém aproximadamente 9.370 unidades.

Produção de mudas: Colocar as sementes para germinar, sem nenhum tratamento, em substrato composto por solo e vermiculita. A emergência das plântulas ocorre sete dias após a semeadura e a taxa de germinação alcança 81% ao vigésimo primeiro dia.

Utilidades: Árvore ornamental, utilizada no paisagismo. Casca utilizada para tratar de inflamações das vias urinárias.

Saiba mais:

  •  Essa planta é utilizadas por caçadores para fazer esperas, matar veados e outro animais. Além disso, a árvore de nova  é usada para comer a raiz e serve de alimentos para: Tatu, Teiú  e outros. "A  batata cheia de água como o caso do Umbú; também serve até de alimento para o ser humano comer." Essa planta e muito conhecida como Umburuçuçu nas regiões do nordeste.
Compartilhar:

Postagens Relacionadas:

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Página Ecologia Viva